Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Niterói: História e Curiosidades





Tratando-se este blog de assuntos especificamente sobre a cidade de Niterói, nada melhor do que conhecer ou refrescar a memória sobre a origem da cidade. De forma breve, iremos relembrar os principais fatos e curiosidades que fizeram e ainda fazem parte da nossa querida “Nictheroy”.

Como todo fluminense (nascidos em Niterói) ou apenas morador desta cidade. É fácil ligar a história do município ao Índio Araribóia. Quem nunca passou em frente às Barcas de Niterói e ficou perguntando-se sobre o que fazia aquele índio ali parado olhando para a Baía de Guanabara? Fundamentalmente, Araribóia teve uma grande importância na fundação da cidade de Niterói. Em 1568, o então Governador Geral, ofereceu a Araribóia, conhecido também como Martin Afonso, a concessão das terras que compreendem o município. Isto por que se temia um ataque estrangeiro, como a invasão francesa ocorrida em 1555.
No entanto, antes de se chamar Nictheroy, a cidade possuiu alguns outros nomes. Em 1573, recebeu o nome São Lourenço dos Índios. Já em 1817 foi elevada à categoria de vila, tendo como sede São Domingos, local onde D. João sempre se hospedava em visita. Em 1819, passou a se chamar Vila Real da Praia Grande. E por fim, em 1834 a cidade finalmente ganha o nome de Nictheroy, que significa água escondida em tupi-guarani. A partir daí, o município se torna  a capital da província, e o crescimento urbanístico começa a acelerar com a construção de grandes edificações públicas comerciais e residenciais, além do alargamento e construções de novas ruas. A atual Avenida Ernani do Amaral Peixoto foi um marco no processo de modernização da cidade. Para a sua abertura, foi preciso demolir cerca de 230 prédios, o que resultou numa via de 1.003 metros de extensão por 20 metros de largura.
Niterói começou a ganhar maior atratividade para se viver a partir da construção da Ponte Rio - Niterói, que foi inaugurada em 1974. Na época, o crescimento e procura pela Região Oceânica de Niterói destacou-se muito. Várias empresas de construção civil se interessaram pelo local.
Atualmente, Niterói é o terceiro Colocado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, de acordo com o PNUD, e o Município mais escolarizado do país, segundo dados do INEP (Ministério da Educação).

Curiosidades de Niterói:

Araribóia em tupi-guarani significa cobra feroz

Nictheroy significa água escondida em tupi-guarani.

Martin Afonso, o Araribóia, morreu em 1587, vítima de afogamento.

Niterói por duas vezes foi i considerada Capital, em 1834, e em 1903.

A primeira sede da Prefeitura de Niterói foi o Palácio Araribóia

A Avenida do Contorno, no Barreto, foi construída para ligar áreas portuárias e ferroviárias de Niterói ao centro de São Gonçalo.

Para a construção da Avenida Ernani do Amaral Peixoto foi preciso demolir cerca de 230 prédios. A avenida possui 1003 metros de extensão por 20 metros de largura.

Antes de se tornar a atual Avenida Roberto Silveira, a mesma se chamava Avenida Estácio de Sá



Fontes e links associados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Niter%C3%B3i
http://www.niteroitv.com.br/guia/niteroi_historia.asp
http://www.achetudoeregiao.com.br/rj/Niteroi/historia.htm
http://www.niteroivirtual.com.br/modules/mastop_publish/?tac=53

Nenhum comentário:

Postar um comentário