Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Costão de Itacoatiara: Uma subida que vale a pena




Vista do Costão para a praia de Itacoatiara

    Pra quem curte esportes radicais, atividade física de auto desempenho, paisagem e natureza o desafio perfeito é a subida do Costão de Itacoatiara. Localizado na região oceânica de Niterói, mais precisamente, no bairro de Itacoatiara, o Costão possui uma subida de 217 metros, que é feita pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca (área de proteção ambiental), do lado do clube dos engenheiros.
    Quase a metade da subida é feita por uma trilha cercada por grandes vegetações e árvores, o restante e mais delicado percurso é feita pela pedra que, também pode cansar um pouquinho para quem não exerce atividades físicas freqüentes. No meio do caminho é comum ver diversos caramujos africanos, por isso é necessário olhar bem por onde anda e respeitar o habitat natural desses e de outros animais da floresta.

    O local é freqüentado por muitos turistas que vem de diversas regiões do país e do mundo, e que geralmente estão de temporada próxima ao local, além de pessoas que moram na cidade e adjacências.
    Além da escalada o visual lá de cima é bastante gratificante pra quem consegue esse feito. De lá se consegue ver o oceano fugindo de vista, além de toda a extensão da praia de Itacoatiara, e ainda parte do visual da praia de Piratininga e algumas partes da cidade.
Bombeiros dando instruções a alunos de Guardião de Piscinas
O Grupamento marítimo de Itaipu (4ºGMAR), em todo curso de Socorristas em Piscinas que realiza leva os alunos para escalarem o costão e para passar a instrução pra eles lá de cima sobre os perigos do mar como valas e correntezas, além do ensinamento dos procedimentos de primeiros socorros em afogados no mar e na piscina.
Para os que se interessarem em descobrir a beleza do local e colocar o corpo para praticar exercícios recomenda-se obviamente que se leve uma câmera fotográfica para desfrutar e recordar da bela paisagem do local. Além também de lembrar-se de ir de sapatos apropriados para a subida e de beber bastante líquido levando sempre uma garrafa d’água para a reposição de líquidos no meio do caminho. Ou se quiser, atrás do posto dos fiscais de proteção ambiental, logo no início do percurso há uma bica de água de nascente para matar a sede.
Para quem não sabe como chegar ao local, o ônibus que deixa mais próximos de Itacoatiara é o 38 (Itaipu).


Nenhum comentário:

Postar um comentário