Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ressaca: Alegria dos surfistas e estragos

   Este final de semana foi marcado pelas fortes ondas que invadiram a costa do Rio de Janeiro.  A ressaca que, por aqui geralmente ocorre uma vez no ano, consiste na formação de ondas bem grandes que avançam sobre a orla da praia. O fenômeno se dá através de fortes ventos e tempestades em alto mar que chegam até a costa marítima junto com as frentes frias.
   Em Niterói, esse ano, o fenômeno foi além da alegria dos surfistas, provocando estragos principalmente na praia das flechas, em Icaraí, onde grande parte do calçadão foi destruída pela força das ondas, que chegou a invadir a rua e garagens de prédios próximos a praia. Até em praias de águas tranquilas como dos bairros de São Francisco e Charitas era possível ver ondas que são incomuns à região. Em Itacoatiara,  a restinga da praia foi inundada pelas ondas.
   Em Icaraí era possível ver grande quantidade de areia e pedras sobre as ruas, trazidas pela força das ondas. Funcionários da prefeitura tiveram bastante trabalho para retirar a grande quantidade desse material do local.
   Apesar dos estragos, os surfistas agradeceram e curtiram ondas bastante longas que começavam a se formar em itapuca (local de Icaraí próximo as pedras onde os surfistas surfam) e terminavam na praia. Era grande a quantidade de surfistas concentrados no local onde formam as ondas.
   Essa é mais uma ressaca que sem dúvida mudou um pouco da paisagem das praias e ficou marcado entre surfistas, moradores de Niterói. Entretanto, é altamente recomendável que se mantenha distância do mar quando ocorrer à ressaca, principalmente aqueles que não têm muito experiência no meio aquático. E, isso vale também para aqueles que possuem alguma habilidade e até mesmo os surfistas. Segurança no mar nunca é demais. Afinal, já diz o ditado “Mar não tem cabelo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário