Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2011

A Sintonia entre a Natureza e o Concreto


   Unindo-se com a bela paisagem natural das montanhas e praias de Niterói com a vista do mirante da Boa Viagem e o talento de um arquiteto, deu-se origem ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) caprichosamente projetado pelo grandioso e reconhecido arquiteto Oscar Niemeyer.
Demonstrando a sua característica de curvas somada ao cenário do local, o arquiteto transformou em realidade a principal obra de arte da cidade, “Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar.
E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria.
O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto”, disse o arquiteto após a conclusão do projeto.
 O Mac foi inaugurado no ano de 1996, e abriga várias obras de artes além de realizar diversos tipos de atividades culturais no local. São aproximadamente 1.217 obras da Coleção João Sattamini, um conjunto reunido desde a década de 1950 pelo colecionador, sendo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil. O Museu também possui uma biblioteca com cerca de 40 mil documentos sobre arte moderna e contemporânea brasileira. Além disso,  atividades como a Feira de Troca Cultural, onde se pode trazer objetos  que fazem parte da cultura, expô-los e trocados com outros vistantes, são atrativos para a visitação.  A feira de troca cultural ocorre no pátio do Museu de Arte  de 10 às 13h, sempre no 1º domingo de cada mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário